domingo, 15 de fevereiro de 2015

Visão Ecológica

domingo, 8 de abril de 2007


VISÃO ECOLÓGICA - INTEGRANTE DO SISTEMISMO ECOLÓGICO CIBERNÉTICO


A Visão Ecológica.percepção da realidade, sob a ótica, sob o prisma, sob a perspectiva da Ecologia.
Além da utilização enfoque sistêmico, proposto no capítulo anterior, preconizamos a abordagem simultânea dos sistemas, sob prisma da ecologia, resultando daí, uma dupla perspectiva: Sistêmica e Ecológica.
Reciprocamente, advogamos o emprego de uma abordagem do ambiente, também, sob uma perspectiva sistêmica, com base nos cânones da Teoria Geral dos Sistemas (Sistemismo), além de sua natural focalização sob o prisma eminentemente ecológico, surgindo, então, uma Ecologia Sistêmica.
O estudo sistêmico e ecológico, tanto do sistema como do ambiente que o envolve, corresponde ao segundo degrau do Sistemismo Ecológico Cibernético, objeto precípuo deste livro.
Esta estratégia decorre a utilização de um sistema discursivo ecológico na visualização dos sistemas e, vice-versa, a aplicação de uma linguagem sistêmica na descrição do ambiente dos sistemas, resultando no enriquecimento, tanto do estudo do sistema, como do respectivo ambiente.

O estudo de um determinado sistema, sem considerar o estudo do ambiente que o envolve se tornaria um estudo insuficiente, fragmentário ou reducionista, tendo em vista que as condições ambientais que envolvem o sistema o afetam de modo significativo.

Na verdade, tanto o ambiente afeta o sistema como este é afetado por aquele.

O sistema e o respectivo ambiente"vivem", permanentemente, em interação recíproca.

A visão ecológica, sobretudo quando se percebe a assimila e percebe a Ecologia em sua dimensão atual, como uma ciência de topo, permite uma abordagem de natureza abrangente, à semelhança ao enfoque sistêmico, constituindo referencial obrigatório para o estudo das relações dos sistemas com o ambiente que os envolve e, imprescindível, quando se tratar do sistema humano e de seus metassistemas (família, comunidade, sociedade).

Os sistemas abertos estabelecem constantes relações (estruturais e funcionais) entre todos os seus elementos componentes (subsistemas), e como tal, o ambiente comporta ser abordado, também, em sua dimensão sistêmica, mediante o enfoque sistêmico, concomitantemente, com a sua óbvia focalização segundo os cânones da ecologia - através da visão ecológica.

A importância e a necessidade de utilização de uma perspectiva ecológica na metodologia científica decorre do fato de que todos os sistemas abertos estão submetidos às influência ambientais, em face das suas contínuas e permanentes relações com seu entorno e, conseqüentemente, com os demais sistemas situados nos seus arredores, influenciando-se reciprocamente.

A principal vantagem de se introduzir a visão ecológica na metodologia é a aquisição, por esta, do modelo dos organismos vivos e dos ecossistemas naturais, os quais são sistemas auto-organizadores, auto-reprodutores e auto-reajustáveis, transferindo estes atributos ao quadro de referência resultante, além de lhe dotar de características orgânicas, as quais lhe permite se contrapor às metodologia de cunho mecanicista.

Apesar dos conflitos entre os seres vivos e o ambiente, das competições intra e interespécies, há um notável equilíbrio ecológico, pois os ecossistemas possuem a capacidade de auto-organização e auto-regulação, cujos mecanismos de "feedback" inclui o funcionamento da cadeia alimentar, dos processos reprodutivos, competitivos, das associações harmônicas, como as simbióticas e, desarmônicas (parasitismo e predatismo), constantes entre os seres vivos.


PARA LER A ÍNTEGRA DA MATÉRIA, NA PUBLICAÇÃO ORIGINAL, CLIQUE NO LINK SEGUINTE:

http://visaoecologica.blogspot.com.br/2007/04/viso-ecolgica-componente-do-sistemismo.html

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial